A Wattécnica foi fundada em junho de 1975 por Bela Edomer Juhasz e Eduardo Frazão, com a finalidade de fabricação de Quadros de Distribuição, Instalações Elétricas e afins. Devido a experiência anterior desde 1966 de seus sócios na firma fundada por Árpád Juhász, seu pai, 1º fabricante de Balanceadores Industriais no Brasil, em 1976 a Wattécnica iniciou o projeto e fabricação de Balanceadores Industriais Eletrônicos de mancais rígidos com sensores capacitivos, circuitos integrados, filtro wattimétrico e acionamento a correia com formato pinça. Estas máquinas, 100% brasileiras até hoje, por sua praticidade devido ao acionamento correia, facilidade da calibragem geométrica, elevada precisão do filtro wattimétrico aliado aos circuitos integrados e baixo custo da sua construção soldada em aço laminado, logo conquistaram o mercado brasileiro. No mesmo período, Maria Aparecida ingressou na sociedade, permitindo assim a aquisição da sua 1ª sede própria.

Em 1977, a Wattécnica projetou e fabricou o maior balanceador brasileiro, de até 40 Toneladas e foi iniciado a prestação de serviço de balanceamento, e o projeto e fabricação do balanceador portátil em dois planos com filtro wattimétrico e compensador.

Em 1981, a Wattécnica iniciou o projeto e fabricação de conversores (inversores) de freqüência para motores trifásicos para substituir os caros e incômodos motores de corrente contínua de seus balanceadores, sendo o 1º fabricante no Brasil destes produtos.

Em 1983, a Wattécnica iniciou a utilização de circuitos integrados digitais C-MOS nos seus balanceadores, substituindo os tubos de raios catódicos da indicação vetorial, criando a série “2LD” com indicação angular por “bar-graf” circular e quantidade por “bar-graf” linear. Com excelente aceitação no mercado, este projeto chegou a ser copiado por outras firmas de fabricantes de balanceadores.

Em 1986, foi projetado e fabricado um balanceador especial para balancear o disco múltiplo de “HD” de 5″ de computador pessoal.

Em 1988, a Wattécnica projetou a série “2DQD” de unidade de medição com indicação de quantidade digital, e calibragem com potenciômetros de precisão multivoltas, melhorando ainda mais a precisão de indicação das balanceadoras. Este modelo, devido a sua elevada precisão e facilidade de operação, chegou a mais de 250 unidades vendidas.

Em 1991, foi atualizado o projeto dos conversores de freqüência para utilizar a nova tecnologia de transistores de potência MOSFET e IGBT, iniciando assim, a série VFT e VFE. Neste mesmo ano, foi feito o projeto e fabricação de uma Bancada de Teste para gerador e alternador de avião e helicóptero até 20 Kw, com acionamento por conversor de freqüência / motor trifásico e toda instrumentação digital.

Em 1993, a Wattécnica desenvolveu para seus balanceadores o sensor de deslocamento e acelerômetro com cristal de plástico, totalmente encapsulado, tornando assim imune a água, óleo, poeira e campo magnético.

Em 1999, a Wattécnica lançou Balanceador Universal Computadorizado, com hardware e software, utilizando computador convencional. Sendo o 1º fabricante totalmente brasileiro deste produto.

Em 2000, foi feito o projeto e fabricação da 2ª Bancada de Teste para gerador e alternador de avião e helicóptero até 20 KW; com toda instrumentação computadorizada, com duas unidades vendidas.

Em 2002, a Wattécnica mudou sua sede para Teresópolis – RJ.

Em 2006, foi descontinuado a fabricação da linha Velotronic – variador de rotação para motor trifásico (inversor de freqüência).

Em 2008, a Wattécnica desenvolveu o projeto de hardware e software do módulo Baldig, para a porta USB e tecnologia SMD, acompanhando assim, a evolução da informática e facilitando sua utilização em equipamentos portáteis.

Em 2010, a Wattécnica desenvolveu o projeto mecânico, hidráulico, eletrônico, elétrico, hardware e software do Teste / Balanceador de Turbina de Alta Rotação Computadorizado, equipamento fundamental para garantir a qualidade das Turbinas automotivas médias e pequenas nas linhas de fabricação e recuperação. Sendo o 1º fabricante totalmente brasileiro deste produto.